De mãos dadas: Vitamina C e colágeno

Preservar uma pele bonita, unhas fortes e cabelos saudáveis sempre foram o sonho de todas as mulheres. Entretanto com a idade ocorre um decaimento na produção de colágeno, proteína que tem atuação direta nestas condições. Porém, existem estratégias que proporcionam uma melhor produção desta proteína.

O ácido ascórbico ou, simplesmente, vitamina C é essencial para a biossíntese de colágeno. Contudo o uso desta importante vitamina vai desde combate de resfriados, gripes e outras viroses, bem como na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas. Não obstante o uso da vitamina C também é de fundamental importância para a formação de fibras colágenas que estão presentes em todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos). Tem-se proposto que a Vitamina C influencia a síntese de colágeno quantitativa, além de estimular mudanças qualitativas na molécula de colágeno.

O papel Vitamina-c-vitamina-cdesta vitamina é atuar como um co-fator para as enzimas  lisil e a prolil hidroxilases as enzimas que são responsáveis pela estabilização e formação de rede das moléculas de colágeno. Outro mecanismo através do qual a vitamina C influencia na síntese de colágeno por estimulação de peroxidação lipídica, e o produto do presente processo, o malondialdeído, por sua vez estimula a expressão do gene do colágeno.

O Colágeno hidrolisado tem sido muito utilizado em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares para melhorar a pele e os tecidos de cartilagem.  Um estudo científico realizado por Proksch em 2013 demonstrou que a suplementação de colágeno em mulheres com idade entre 35-55 anos melhorou significativamente a elasticidade da pele das mulheres participantes. Entretanto, os pesquisadores ressaltam que a formação de colágeno na pele e os benefícios associados com a ingestão do colágeno hidrolisado é dependente da ingestão de outros nutrientes, como a vitamina C.

Deste modo pode- se concluir que uma ingestão adequada de vitamina C e uma correta suplementação de colágeno podem minimizar os efeitos que a queda da produção natural de colágeno provoca nas mulheres. Porém é importante ressaltar que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para auxiliar a obtenção dos seus objetivos de formar correta.

 

Fonte: http://sncsalvador.com.br/de-maos-dadas-vitamina-c-e-colageno/

Além da ingestão do colágeno associado a vitamina C o tratamento com radiofrequência auxilia na melhora da aparência da pele com flacidez tissular.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *