Beleza bem nutrida

Cremes, géis e uma infinidade de produtos estéticos ajudam muito a deixar pele, cabelos e unhas mais bonitos. Mas nada disso funciona se não houver equilíbrio na alimentação. Os especialistas em nutrição concordam que o segredo de um corpo belo e saudável está na escolha de uma dieta adequada às necessidades individuais. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes são essenciais no prato nosso de cada dia.

Água, vitaminas e minerais: Consuma sempre fontes de proteínas, lipídios, zinco (carnes, ovos, fígado e ostras), vitamina D, vitamina A (fígado e óleo vegetais), cálcio, magnésio (vegetais com folhas verdes escuras), além de beber 2 litros de água pura por dia.

Alimentos que fazem bem para a silhueta: Alfaces, acelga, rúcula, agrião, aipo, pepino, pimentões, cenoura, tomate, alho, mamão, pêssego, p ra, melão, melancia e kiwi são ótimos exemplos.

Bronze em dia: Antes da praia ou da piscina, beba um suco de laranja com cenoura.

Como um reloginho: Ao regularizar o funcionamento do intestino, sua pele e seu humor ganham – e muito! É recomendado o connsumo de frutas, como mamão, maçã e ameixa, e de alimentos ricos em fibras, como cereais em flocos, castanhas, pães e arrozintegrais. Evite o excesso de frituras e doces.

Gordura do bem: A linhaça, inclusive o óleo, é rica em ômega 3, o que melhora a saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Além de ser útil contra acne, eczema, psoríase e queimaduras solares, faz bem para a memória. Salmão, sardinha e atum também são recomendados.

Prato colorido: Quem quiser a pele e os cabelos mais bonitos precisa fazer de cinco a seis refeições por dia. Prepare combinações que tenham produtos integrais, vegetais e carnes brancas e magras.

Unhas de gata: Especialistas receitam biotina e outras vitaminas do complexo B, que podem ser ingeridas com complexo de aminoácidos e vitaminas C e E.

Xô, acne: Consuma diariamente alimentos ricos em vitamina B6, como peixes, aves, carnes vermelhas, grão-de-bico, batatas e banana. O tomate, fonte de vitamina A e cálcio, é útil na síntese das fibras de colágeno e da elastina, responsáveis pela maciez e elasticidade de pele.

Por Luana Stoduto
bemleve.com.br